Arquitetos de Família – 1ª edição – Avaliação de resultados

A primeira edição do workshop decorreu nos meses de outubro e novembro de 2018, na Casa D’Artes do Bonfim, e contou com a participação de 15 estudantes finalistas da FAUP. Deste resultou um projeto de intervenção urgente e um plano de intervenção futuro (proposta aos proprietários de reabilitação integral a partir do programa “1º Direito”).
O sucesso deste workshop foca-se na demostração da possibilidade do cruzamento entre o mundo académico e as necessidades reais do território. É por esta inovação que este workshop foi avaliado pelos participantes entre “bom” e “muito bom”.

Em termos de experiência docente, os participantes consideraram ter sido uma experiência positiva, pela oportunidade de trabalhar num caso real, pelos aspetos técnicos e burocráticos deste tipo de intervenções, pela multidisciplinariedade dos temas abordados, pela metodologia adotada, entre outros motivos.

Em termos de resultados, a intervenção dos estudantes permitiu qualificar a recuperação prevista pela Junta do Bonfim, em benefício da moradora da casa. A solução acordada consistiu na criação de um pátio junto à casa intervencionada, o que permitia criar uma fachada adicional para a casa (permitindo introduzir ar e luz natural no quarto) e, em simultâneo, aumentar os espaços livres na ilha e a permeabilidade do solo.

Esta solução, que teve especial cuidado em eliminar as barreiras arquitetónicas, poderá, no futuro, ser passível de uma obra de ampliação que permita, a partir da junção de duas casas, aumentar a área e aproximá-la aos standards habitacionais.