PePOL aspira a ser uma ferramenta útil para perceber os mecanismos que produzem o e território contemporâneo e, sempre que possível, agir de maneira eficaz sobre eles. Para tal, a ação de PePOL desenvolve-se sempre com uma grande proximidade ao terreno e em articulação com os agentes e instituições que o habitam e que lhe dão forma.

O trabalho desenvolvido abrange várias dimensões, desde a promoção de ação direta sobre o território até à produção e difusão de conhecimentos científicos de malha fina que permita dar uma melhor forma aos problemas e avançar para soluções realistas e acessíveis para uma maioria. Nos diferentes domínios, procura-se sempre participar de modo operativo no processo de transformação do território, privilegiando o trabalho em rede e a relação entre teoria e prática.

***

Práticas e Políticas para o Desenvolvimento Local (PePOL) é uma linha de investigação criada em continuidade com os objetivos gerais do grupo de investigação Morfologias e Dinâmicas do Território (MDT), do Centro de Estudos em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (MDT-CEAU-FAUP).


EQUIPA.
A natureza das atividades mobilizadas e integradas no PePOL são resultado da equipa que lhe dá corpo, cuja abrangência aproxima investigadores, estudantes, profissionais e entidades parceiras. Deste modo, valoriza-se se o trabalho em rede e a relação entre teoria e prática, garantindo o cumprimento dos objetivos traçados para esta linha de investigação.


CONTACTOS.
CEAU | Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Via Panorâmica, S/N
4150-564 Porto | Portugal

pepol@arq.up.pt